Ó Paisagem nua, Dor! - Monólogos Franjhunio: Combate a Intolerância contra o Mundo Islâmico

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Combate a Intolerância contra o Mundo Islâmico

O Monólogos Franjhunio é uma instituição acima de qualquer intolerância. Meu dever é esclarecer a opinião pública para que a mesma não tome atitudes precipitadas e se vista com uma máscara hipócrita e preconceituosa. Sei que grande parte do medo que temos do mundo islâmico deve-se da ignorância sobre seus hábitos e costumes, o temor do exótico é comum da natureza humana. Resolvi então elaborar esse pequeno texto, esclarecendo até mesmo para a mais simplório brasileiro os mitos e realidades sobre o Islã, este temível desconhecido.

Tive o trabalho de pesquisar dentre a população as maiores dúvidas sobre esta religião, reunimos as 5 perguntas mais comuns e as organizamos em forma de tópicos, para tornar a compreensão mais fácil.

Por que as mulheres muçulmanas cobrem todo o seu corpo com véus e vestidos longos?Este costume é muito antigo no Islã. Uma das primeiras revelações feitas ao profeta Maomé foi o "princípio da igualdade". Pode não parecer, mas o islamismo é a mais socialista das religiões. Como todos sabemos, as mulheres apresentam diferenças, umas são mais bonitas de rosto, outras mais gostosas .... Hoje em dia, a cultura ocidental permite que os homens experimentem os atributos de dezenas de mulheres antes de escolher uma para formar uma família. Isso não acontece no Islã, lá os casamentos são arranjados e muitas vezes os noivos se conhecem poucos dias antes da união. Então, para que nenhum homem se sinta desprestigiado, foi criada esta tradição de ocultar os atributos da mulher. Assim ninguém sabe se a mulher do amigo tem carinha de anjo ou quadril de potranca ...

Ouvi falar que os muçulmanos não comem carne de porco, isso é verdade?
Isso é estranho, mas é verdade. O Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, não estabelece apenas regras de conduta. Ele também possui versículos sobre higiene e qualidade de vida, para que o povo fique sempre bem disposto. A história desta proibição é muito curiosa. Certa vez o profeta Maomé estava caminhando pelo deserto de Al Rhadiz quando de repente teve uma revelação: atrás de um arbusto ele avistou um nômade da tribo dos Ghizi sodomizando um pobre suíno. Maomé ficou completamente enojado com a situação e, preocupado com seu povo, proibiu imediatamente o consumo de carne de porco.

Tenho um amigo árabe, ele é muito calmo e não parece ser um terrorista. Devo tomar precauções?
Não devemos nos deixar levar com falsas impressões. Nem todo árabe é muçulmano, nem todo o muçulmano é fundamentalista e nem todo fundamentalista é terrorista. Os muçulmanos são um povo pacato, fizeram pouquíssimas guerras durante a história. Sua verdadeira vocação está no comércio. Eles possuem uma impressionante vocação para fazer os seus clientes de otários e tramar negociatas rentáveis. A única precaução que deve ser tomada com os muçulmanos é verificar se a mercadoria é de boa qualidade e contar bem o troco, para ver se está tudo certinho.

Sou homossexual e estou cansado da hipocrisia do ocidente. Gostaria de saber se o Islã me receberia de braços abertos?
É incrível, mas a religião muçulmana é a que apresenta a maior quantidade de homossexuais. Para falar a verdade, aquela frase "para virar homem deve-se dar o cu 3 vezes" é derivada de um versículo do Alcorão. Até hoje ninguém sabe se Alah (Deus muçulmano) é homem ou mulher. Sendo assim, as pessoas que jogam na coluna do meio são tratadas com grande respeito no mundo islâmico. Outro fato curioso é um versículo desconhecido que proíbe o canibalismo em pessoas que eram homossexuais. Uma corrente de estudo Sunita acredita que trata-se de mais uma frescura de Maomé, visto que muita "coisa feia" rolava nas moitas do deserto.

Ouvi falar que na religião muçulmana existe um costume chamado Ramadã, onde os praticantes, durante um mês inteiro, só podem fazer refeições após o pôr do sol. Por que eles inventaram esta babaquice?
É verdade. O Ramadã é o mês do calendário muçulmano o¬nde este jejum é colocado em prática. Ao contrário do que muitos pensam, este não é um costume muito antigo. Ele tem origem no ano de 1626, quando o mundo árabe sofreu com uma implacável seca. Como a comida na mesa era insuficiente, o povo adotou o hábito de só comer na mais completa escuridão. Assim a porradaria pelo único pedaço de pão poderia rolar solta e a pessoa que conseguiu a maior parte ficaria desconhecida, sem sofrer qualquer tipo de retaliação.

Vamos parar por aqui pois não devemos nos alongar muito. O aprendizado de uma nova cultura é algo que exige paciência e tempo. Caso alguma de suas dúvidas não tenha sido esclarecida, envie sua pergunta para fls.junior@hotmail.com, terei prazer em respondê-la no Monólogos Franjhunio.

Que a paz de Alah esteja convosco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero deixar registrada aki a minha indignacao por nao ter sido consultada na pesquisa mas enfim, se as mulheres usam as burcas pra que os homens nao se sintam despretigiados, alguem pode me responder pq os muculmanos usam akelas barbas ridiculas? Por acaso o caminhao da gillete nao passou por la?

Lucy