Ó Paisagem nua, Dor! - Monólogos Franjhunio: Os 10 Mandamentos comentado

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Os 10 Mandamentos comentado



Deus pode até me castigar depois de escrever esse texto, mas eu sempre achei que os 10 Mandamentos tinham umas coisas meio fora de contexto...outras coisas que eu nunca entendi o porque e outras que eu simplesmente não acredito. Não quero debochar nem fazer gracinha, apenas fazer uns comentários sobre o "Top 10 de Deus".
1- "Não terás outros deuses diante de mim."
Esse eu não tenho muito que falar.. É aquela história do monoteísmo e tal. No mundo ocidental não rola mais essas loucuras de ter um monte de deuses, porque acaba confundindo a galera. Esse mandamento eu até gosto, porque dá uma resumida nessa história de deuses, senão até hoje ninguém ia saber quem criou o mundo...se foi Zeus, Júpiter, Anúbis, Bin Laden ou qualquer outro aí.
2- "Não farás para ti imagem da escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo da terra. Não te curvarás a elas nem as servirás."
Realmente esse é o que mais me deixa bolado. Por que a igreja tem aquela porrada de esculturas e imagens de santos e nego se ajoelha, beija os pés...que coisa bizarra...realmente não faz sentido.
3- "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão."
Acho que depois do "não cobiçar a mulher do próximo", esse é o mandamento mais quebrado pelos cristãos. "Ai Meu Deus! Porrei com o carro do meu pai!" ou "- Seu filho tem um jeito de homossexual... - Deus me livre!". É complicado. Deus é uma das expressões mais usadas pelos brasileiros, empatada com "porra" e "desgraça".
4- "Lembra-te do dia de sábado para o santificáres."
Nesse mundo globalizado de hoje é foda guardar o sábado. Nego trabalha a semana toda e tem no sábado o único dia livre pra pecar. Deve ser por isso que transferiram a missa pro domingo, mas mesmo assim o horário ainda não tá legal. 10 horas da manhã de domingo realmente é sagrado...pra dormir. Nada melhor que dormir o domingo inteiro. Mas vendo por outro ângulo, os programas dominicais (Faustão e Gugu) devem ser castigo de Deus por neguinho ficar na sacanagem o sábado todo e faltar à missa de manhã porque está com enxaqueca.
5- "Honrar o teu pai e tua mãe."
Esse mandamento seria o mais normal e óbvio, mas esse mundo anda tão louco que eu já vi uns moleques falando pros pais coisas que até Deus duvida. Sem falar no lance de pai biológico, pai chifrudo...quem você deve honrar?
6- "Não matarás."
Vale pra outros animais e vegetais também? Aulas do curso de inglês?
7- "Não adulterarás."
Para não haver uma grave o¬nda de desemprego no setor de hotelaria e dos centros noturnos de lazer (não preciso ser mais específico) esse mandamento recebeu um novo conceito: Não adulterarás o tamanho do rolo de papel higiênico, não adulterarás a gasolina, não adulterarás o pó da cocaína...isso sim é pecado.
8- "Não furtarás."
O roubo além de pecado, é crime. Por isso eu concordo com Deus nesse tópico.
9- "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."
Esse é o mandamento mais quebrado na "BBB8" e no Congresso. Quem quebra esse mandamento, além de ser castigado por Deus ainda leva fama de traíra e fofoqueiro.
10- "Não cobiçarás."
Dependendo do que se cobiça, até pode ser perdoado. Você pode cobiçar a fortuna do Abadias (traficante), mas não a fortuna do Silvio Santos...é pecado. Você pode cobiçar um carro importado qualquer passando na Av. Paralela, mas não pode cobiçar a Mercedes da Ivete Sangalo. Ah, cobiçar a bunda da Cláudia Leite não é pecado....já é da galera.

2 comentários:

Favuca disse...

Pô! Só eu que comento nesse blog, é? Esse povo é mto preguiçoso mesmo.

Anônimo disse...

Cara! Quando falamos de Diabo geralmente esquecemos das pessoas ao nosso redor(vizinhos,colegas de trabalho,os pivetinhos das ruas,sogra).Se algum dia mandarem você para o Inferno solicite com urgência um acompanhante , de preferência quem surgeriu a sua ida, ela vai mudar de idéia rapidinho.